terça-feira, 22 de abril de 2008

INDIGNAÇÃO


" Pode ser que eu esteja falando uma grande besteira, mas é impossível ver certas situações e ficar calada... A última da vez foi um "artista"pós modernista que amarrou um cachorro doente na parede de uma galeria e deixou morrer de fome em nome da (duvidosa)"arte"! O que tem de vanguardista nesse ato cruel?????????? O palhaço da vez se chama Guillermo Vargas Habacuc, um costarriquenho que "afirma ser um artista".

Aí vai a reportagem que eu li:

"Em agosto de 2007, Habacuc criou uma instalação intitulada "Exposición N° 1", em uma mostra realizada na Galeria Códice. Ao som do hino sandinista tocado ao contrário ( não conheço ), os visitantes se deparavam, na entrada da exposição, com uma frase na parede ("eres lo que lees") cujas letras eram formadas por comida de cachorro.
Logo adiante, os visitantes eram surpreendidos pela seção mais polêmica da instalação de Habacuc: um cachorro enfermo, que teria sido capturado nas ruas de Manágua, preso em um canto da galeria. Segundo o "artista", sua obra representava uma homenagem a Natividad Canda, um nicaraguense morto recentemente devido a um ataque feito por dois cães da raça rottweiler. Justificou, desta maneira, a captura de um cachorro indefeso e doente, que também recebeu o nome de Natividad. Que não recebeu nenhum auxílio veterinário, não foi alimentado e, apesar dos pedidos de vários freqüentadores da exposição para que fosse solto, permaneceu amarrado até o dia seguinte à inauguração da instalação, quando morreu de fome diante dos olhares dos espectadores.



Diante da polêmica que certamente desejava causar, Guillermo Vargas Habacuc afirmou: "O importante para mim era constatar a hipocrisia alheia. Um animal torna-se foco de atenção quando o ponho em um local onde pessoas esperam ver arte, mas não quando está no meio da rua morto de fome". E arrematou: "O cachorro está mais vivo do que nunca porque segue dando o que falar".
Habacuc é um dos artistas selecionados para participar da edição de 2008 da Bienal Centroamericana de Honduras. Porém, uma petição online circula solicitando que a indicação de Guillermo Vargas para a Bienal seja revista.
"


Deviam ter deixado o "artista" amarrado num canto sem comer pra ver se ele era "sensível" mesmo... babaca!






"Não seremos capazes de respeitarmos a nós mesmos se não respeitarmos os demais seres vivos".









"... na verdade você não precisa VER, você precisa é CRER...



Saia do lugar que limita tua visão... Toda promessa tem seu tempo..."



Nenhum comentário: