quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Sobre liberdade e seu real significado

"- Ela é tão livre que um dia será presa.
- Presa por quê?
- Por excesso de liberdade.
- Mas essa liberdade é inocente?
- É. Até mesmo ingênua.
- Então por que a prisão?
- Porque a liberdade ofende."
[Clarice Lispector]



Nunca entendi muito o desejo de muitas pessoas de se auto-afirmarem "livres", que amam a liberdade, que necessitam estar sós..
Pois bem, eu nunca fui esse tipo de pessoa, eu nunca me senti muito livre. Estou amarrada à tantos sentimentos e "prisões" que fazem de mim quem eu sou que realmente eu nunca tive a tal da necessidade de liberdade que as pessoas acham que precisam, e sim da liberdade de espírito, de pensamentos...
Não confundam liberdade com espaço. É bem diferente. Eu sou alguém que precisa de ESPAÇO. Gosto do meu canto, gosto de ter meus gostos e manias independente de qualquer pessoa que conviva comigo. Eu tenho uma "bolha", aliás, todos nós temos uma bolha invisível, onde delimitamos o tamanho dela, onde decidimos quem pode ultrapassá-la ou não. Antes, eu não tinha muita noção do tamanho da minha bolha e deixava todo mundo se aproximar, sugar minhas energias, me fazer sentir incomodada e nem saber dizer "se afasta um pouco". Hoje, mais madura sei exatamente delimitar esse espaço e essa "bolha" tá bem maior.
Enfim, mas voltando ao assunto da tal liberdade. No trecho da Clarice que escrevi acima, ela fala sobre a liberdade de espírito, que é definitivamente o que melhor descreve liberdade. E essa meu caro amigo, é a mais difícil de senti-la.
Então, você que necessita de liberdade procure ver se você É realmente livre.
Vai que você joga o amor da sua vida pra cima porque precisa sentir a tal da liberdade e quando você realmente a tem, finalmente enxerga que livre você nunca mais será porque estará sempre preso à lembrança de ter perdido seu grande amor.
Você que pede demissão de um emprego para sentir-se livre e percebe no final do mês que está amarrado à contas, à obrigações da vida adulta que o emprego que te prendia tanto te compensava com isso.
Li-ber-da-de.
Antes de falar que quer liberdade, procure entender o real sentido dela.
E SEJA livre! Sem precisar sair destruindo sua vida e a de todos que estão por perto pra ter o gostinho e depois, ver que é um prisioneiro de espírito, que é um alguém tão preso que nunca nem sentiu o gostinho dela, nem como um gole, nem como um trago. Simplesmente não conhece. Simplesmente nem a reconhece.
Boa Sorte caros leitores. Busquem a liberdade interior. Tenta quebrar as amarras dos teus pensamentos, do teu espírito.
Sai desse lugar que te limita e quando achar, serás realmente livre.

Nenhum comentário: